Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » O Banrisul » História » 2000

História
  • 2000

    Integra o grupo de empresas voltadas para a responsabilidade social e lança Programas e Produtos que beneficiam os segmentos mais carentes, integram os diferentes na sociedade e preservam a natureza. Na área tecnológica, opta por uma decisão pioneira no mercado financeiro ao utilizar o software livre Linux nos equipamentos.

     

  • 2001

    Tem início o Programa “Reciclar: a vida em nossas mãos”, nascido da iniciativa dos próprios empregados da empresa. O lucro líquido atinge R$ 95,6 milhões e a prioridade no crédito são as micro, pequenas e médias empresas, as pessoas físicas e as áreas da saúde e educação.

     

  • 2002

    Recebe da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seção Rio Grande do Sul, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Top Ser Humano com o case “Diversos e Desiguais, Graças a Deus” . O lucro líquido cresce para R$ 149,7 milhões.

     

  • 2003

    Em 2003, a instituição gaúcha registrou um dos maiores resultados de sua história, alcançando um lucro líquido de R$ 285,4 milhões (mais 90,7% do que em 2002). Comemora 75 anos, tendo seu trabalho reconhecido pela comunidade. Conquista o primeiro lugar na pesquisa Top of Mind, como o banco mais lembrado pelos gaúchos. Patrocina grandes eventos culturais e educacionais. Entra para mais um segmento da economia: o de Consórcios para a compra de tratores, automóveis e casas.

     

  • 2004

    O lucro no primeiro semestre de 2004 atinge R$ 112,6 milhões, 11,9% superior ao obtido no mesmo período de 2003. As ações do Banco estão direcionadas ao desenvolvimento, à produção e à geração de emprego e renda, bem como à educação e saúde. A perspectiva de negócios é voltada para a gestão por canais de produtos padronizados e customizados, diversificação e ampliação do mix de produtos e mudança da plataforma tecnológica, promovendo o crescimento da economia e acreditando, com esperança, no futuro e na possibilidade de construir a própria história.

     

  • 2005

    O ano de 2005 foi repleto de reconhecimentos e resultados positivos. O patrimônio líquido alcançou R$ 1,1 bilhão e o lucro líquido foi de R$ 351,9 milhões. Os investimentos em tecnologia possibilitaram a reestruturação de todo o parque tecnológico. Merece destaque, também, o pioneirismo, na América Latina, no que se refere a segurança nas transações eletrônicas com o lançamento do Cartão Internet Banrisul com chip. Além disso, a implantação do Banco SIM, destinado à população não bancarizada. O Banrisul recebeu diversos prêmios, como reconhecimento por suas ações pelo desenvolvimento e pela melhoria da qualidade de vida das comunidades em que está inserido, como o Top Ser Humano, o Top Cidadania, o Top de Marketing, nas categorias Tecnologia e Responsabilidade Social, entre outros.

     

  • 2006

    No ano de 2006 o Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 361,7 milhões e finalizou o ano com patrimônio liquido de R$ 1,3 bilhão. Este foi um ano de grandes realizações como a implementação do novo Modelo de Gestão, que objetiva estabelecer mecanismos de gestão para a adoção de padrões adequados de governança corporativa e baseia-se em três eixos: meta comercial, com foco no resultado; remuneração variável e certificação de agências. Com a finalidade de agilizar e dar transparência aos vários processos, como controle de pagamentos, gestão dos contratos, compras de materiais, equipamentos e serviços e etc, foi implantado o Sistema de Gestão Integrada com a solução Enterprise Resource Planning (ERP). Um serviço inédito entre os bancos do Brasil foi disponibilizado via internet banking, a visualização e impressão on-line das imagens dos cheques. Além disso, o Banrisul padronizou o atendimento telefônico por meio da criação do Call Center e facilitou a navegação no site do Banco, remodelando o Portal Banrisul. Muitos foram os reconhecimentos obtidos pelo Banrisul, em 2006, os quais certificam que o vínculo com as comunidades gaúcha e brasileira tem se fortalecido com o passar dos anos. Entre eles destacam-se os prêmios Top Social e Top de Marketing, da ADVB/SP, e da Revista Executivos Financeiros, o Banrisul recebeu os prêmios e-finance em três categorias: Melhor Conjunto de Solução para Storage, Melhor Projeto Envolvendo Responsabilidade Social e Melhor Implementação em Automação de Agência.

     

  • 2007

    Em 2007 o Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 916,4 milhões e finalizou o ano com patrimônio liquido de R$ 2.792,0 milhões.
    No exercício foi concluído o processo de capitalização e emissão secundária de ações preferenciais de titularidade do Estado do Rio Grande do Sul. Os recursos provenientes da capitalização, no montante de R$ 800 milhões, reforçaram a base de capital do Banrisul permitindo financiar a expansão das operações de crédito e implementar estratégias comerciais e de investimentos em tecnologia da informação, garantindo maior competitividade e solidificando o papel do Banco como importante instrumento voltado ao desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul.
    Adequando-se ao mercado, o Banrisul aderiu ao Nível 1 de Governança Corporativa na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e criou a Gerência de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, propiciando a manutenção e ampliação de um relacionamento de transparência, tanto com o público interno, como com o externo.
    Fortalecendo a relação institucional do Banrisul com os prefeituras e, sobretudo, com os gaúchos, o Banrisul firmou acordo, com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), objetivando centralizar a movimentação financeira dos municípios do Estado por seu intermédio, representando a maior negociação bancária que uma instituição pública já realizou no Brasil.
    Diversos foram os lançamentos de produtos, podemos citar, o Banrisul Celular, sistema pioneiro no País e o Private Label Banrisul Card Shopping Total, um produto inédito no segmento de shopping center na Região Sul.
    Os reconhecimentos obtidos pelo Banrisul em 2007, certificam o fortalecimento do vínculo com as comunidades gaúcha e nacional. Entre os mais importantes destaca-se o Prêmio e-finance 2007, Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS, Top of Mind 2007 da Revista Amanhã, Destaque de Marketing pela ABMN/RJ e Top de Marketing ADVB/RS.

     

  • 2008

    Em 2008, o Banrisul inaugurou a Superintendência de Santa Catarina, ampliando sua inserção no Estado. O projeto de expansão no Estado de Santa Catarina tem como propósitos aprofundar relacionamentos com clientes locais, favorecer parcerias que fortaleçam o desenvolvimento do Estado catarinense e ampliar a escala de atuação do Banrisul. Ainda em 2008, o Conselho de Administração do Banrisul apresentou proposta de instituição de dividendos adicionais de 10%, vigentes nos exercícios sociais de 2007 e 2008. Essa proposta foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, realizada em 25.03.2008, resultando no pagamento de dividendos totais de 35%, incidentes sobre o lucro líquido ajustado.

     

  • 2009

    O ano de 2009 foi marcado pela consolidação da estratégia de agregar eficiência e qualidade à gestão, que tomou forma com a implementação de um modelo de gestão voltado para a geração de resultados, decisão que implicou numa mudança profunda e abrangente em todos os canais do Banco, na modernização do parque tecnológico, na revisão de processos internos, no desenvolvimento de um novo modelo de crédito, na reestruturação da modelagem de metas comerciais e de remuneração aos empregados e na implementação de oportuna ação financeira, que foi a capitalização da Instituição em 2007. A montagem dessa infraestrutura operacional e financeira sustenta a manutenção da posição de liderança conquistada pelo Banco do Rio Grande do Sul e expansão em outros mercados, ampliação da receita gerada por uma base de clientes ampla, diversificada e em perspectiva de expansão, incorporação de tecnologias inovadoras.

     

[nwbt] 1995 ~ 2017 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança