Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » O Banrisul » História » 2010

História
2010 - Imagem
  • 2010

    O Banrisul alcançou o Lucro Líquido de R$ 305 milhões, no primeiro semestre de 2010, 44,7% acima do resultado obtido no mesmo período do ano passado e apontou patrimônio líquido da instituição de R$ 3,6 bilhões. Os ativos totais chegaram a R$ 31,099 bilhões, uma cifra 12,1% maior em relação à verificada em junho do ano anterior. A carteira de crédito atingiu a marca de R$ 15,4 bilhões em junho deste ano, 28% acima da posição de junho de 2009. Alguns reconhecimentos foram recebidos ao longo do semestre: as ações do Banrisul estão entre as mais rentáveis das Américas, o Banrisul é uma das 100 marcas mais valiosas do Brasil, também uma das 2.000 maiores empresas do mundo, está entre as empresas mais lembradas pelos Gaúchos e é uma das 500 marcas mais valiosas do setor financeiro mundial, é a terceira maior empresa do Rio Grande do Sul, é a 12ª marca mais valiosas do Brasil e recebeu cinco distinções do prêmio E-Finance 2010 nas categorias segurança, tecnologia da informação e gestão social. O Banrisul fortalece sua identidade, apostando em modernas ferramentas de gestão e eficiência, aplicando certo, investindo com responsabilidade e preservando aquilo que é mais importante para a instituição: o foco na solidez e nos bons resultados, contribuindo com a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de toda a região.

     

  • 2011

    O Banrisul alcançou o Lucro Líquido de R$438,5 milhões, no primeiro semestre de 2011, 43,8%, acima do resultado obtido no mesmo período do ano passado e apontou patrimônio líquido R$4,1 bilhões ao final de junho e a rentabilidade anualizada alcançou 23,2% sobre o patrimônio líquido médio. Em ativos, o Banrisul detém R$34,8 bilhões e o volume de operações de crédito, totalizou R$18.809,3 milhões em junho de 2011, saldo que ultrapassa em 21,8% a posição alcançada em junho de 2010. Pela primeira vez nos seus 82 anos, a Instituição compõe o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil. Em pesquisa elaborada pela Revista Dinheiro, o Banrisul ocupa a quarta posição como instituição financeira de maior valor no País. E pala consultoria CVA Solutions, identificou-se que os clientes do Banrisul estão satisfeitos com as taxas cobradas no crédito rotativo e a capilaridade do Banco no Estado. Também foi apontado, em pesquisa, como a segunda melhor instituição no quesito custo-benefício percebido pelos clientes em relação aos cartões. Dentre outros reconhecimentos destacam-se: As ações do Banrisul apresentaram melhor rentabilidade, o Banrisul é a marca mais lembrada do RS na categoria banco e conquistou o Certificado de Sustentabilidade em Governo e Sociedade, pela Revista Expressão. A atuação do Banrisul tem sido orientada pelos princípios da responsabilidade corporativa que norteiam não apenas nossas ações relacionadas aos empregados, à comunidade e ao meio ambiente, mas também no que diz respeito aos impactos associados às nossas ações negociais, firmadas com clientes, fornecedores e acionistas.

     

  • 2012

    No plano corporativo, a estratégia definida dois  anos atrás, quando da posse da atual Diretoria, estava assentada em quatro pilares: crescimento dos negócios, inovação tecnológica, eficiência de gestão e qualidade do atendimento. Em 2012, a realização de uma pesquisa qualitativa, focada na imagem do Banco perante seus clientes e usuários, orientou mudanças na estratégia comercial e de marketing, abrangendo melhorias relacionadas à identidade visual das agências e dos correspondentes bancários, à remodelação de produtos e serviços, introdução de novas ferramentas e metodologias de incentivo às equipes de vendas.
    Neste ano, a Rede Banricompras alcançou o status de rede multibandeira, tornando-se credenciadora na captura e processamento de transações das bandeiras VISA, Mastercard, VerdeCard e Banricompras.
    A Instituição avançou também na estruturação de ações que contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais o Banco está presente, especialmente por meio de iniciativas educativas de utilização dos recursos socioambientais. O Banrisul vem trabalhando essa cultura passo a passo. Em 2012, a Instituição aderiu à metodologia do GRI – Global Reporting Iniciative, tendo sido pioneiro entre as empresas do Governo do Estado na publicação do Relatório de Sustentabilidade de 2011.
    Os ratings Investment Grade concedidos pela Moody´s Investors Service e pela Standart & Poor´s Rating Services no início do ano foram fundamentais para a execução da estratégia de diversificação das fontes de funding e de fortalecimento do capital. Em 2012, o Banrisul fez a primeira emissão de dívida no mercado internacional, colocando em duas tranches o valor total de US$775 milhões em notas subordinadas, papéis com prazo de 10 anos, vencimento em 2022 e cupom de juros de 7,375% aa., para compor o capital de nível II.
    Ainda no que se refere à estratégia financeira, o Banrisul coordenou a oferta pública da primeira emissão de cotas do Fundo de Investimento Imobiliário - FII, um fundo estruturado, que dá suporte ao objetivo de expansão da rede de agências e disponibiliza nova alternativa para alocação de recursos aos investidores.
    No mercado competitivo, a Instituição ocupava, em setembro de 2012, a 11ª posição em ativos totais entre os bancos que compõem o Sistema Financeiro Nacional (SFN), 11ª posição em patrimônio líquido, 7ª posição em depósitos totais e 7ª em número de agências, conforme ranking divulgado pelo Banco Central do Brasil, excluído o BNDES.

     

  • 2013

    O Banrisul completou 85 anos em 2013. Os principais eventos do ano acrescentam a essa história importantes realizações, como a remodelação do negócio de adquirência, ações voltadas à eficiência operacional, tratamento do déficit atuarial do principal plano de benefícios pós-emprego da Fundação Banrisul, ações que preparam o Banco para seguir sua trajetória de evolução.
    No 4T13, a Banrisul Serviços teve seu objeto e razão social alterados, passando a chamar-se Banrisul Cartões S.A.. A integração das atividades da administradora de vouchers e da rede de adquirência amplia o potencial de força estratégica dos negócios.
    A Rede Banricompras, um ano após a aquisição do status de multibandeira, segue em plena expansão. Ao final do ano de 2013, contava com 139 mil estabelecimentos credenciados e volume financeiro transacionado de R$10.550,2 milhões, 48,4% acima do apurado no mesmo período de 2012. O fortalecimento e a consolidação da Rede Banricompras foram impulsionados, em 2013, por diversas ações comerciais e convênios com associações e profissionais liberais, entre as quais, a campanha de ativação e conquista de clientes Bandeira Campeã VISA, campanha de adesão Semana Weekend Mastercard e o convênio firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS). Também em 2013, em parceria com a empresa PAX, terceira maior fabricante de POS do mundo, e com o apoio da VISA, a Rede Banricompras lançou a primeira solução para pagamento móvel com smartphone ou tablet, com tecnologia segura de Chip and Pin, por meio de um equipamento PinPad com conexão bluetooth.
    Neste ano ocorreu a aprovação pela Previc dos novos planos de aposentadoria em substituição ao Plano de Benefício Definido, o PB1, criando condições favoráveis para o planejamento de aposentadorias, permitindo ao Banco o redimensionamento de estruturas internas e maior estabilidade na projeção da evolução da situação patrimonial e no atingimento de resultados sinalizados ao mercado.

     

  • 2014

    No primeiro semestre de 2014, a reestruturação dos planos de benefícios pós-emprego da Fundação Banrisul foi concluída com êxito. O processo de migração estendeu-se de 3 de fevereiro a 3 de abril de 2014, período no qual cerca de 60% dos participantes do PBI optaram, voluntariamente, pela transferência de suas reservas matemáticas para os novos planos.
    No 1S14, o Banrisul anunciou sua nova marca de adquirência, a Rede Vero. O acolhimento de transações multibandeiras - Banricompras, VISA, Mastercard, VerdeCard - num único equipamento facilita, ao lojista, o processo de venda, aproximando ainda mais a Rede de comerciantes e consumidores.
    O Banrisul lançou, em novembro de 2014, a Universidade Corporativa, um projeto estruturado por meio de parcerias pedagógicas com instituições de ensino, com vistas à promoção de conhecimento em disciplinas de negócios financeiros e na linha de desenvolvimento pessoal junto aos empregados do Banco, fornecedores, correspondentes, clientes e a comunidade em geral.
    Outra importante iniciativa consolidada ao final de 2014, após quatro anos de estudos e seleção de empresa parceira, foi o acordo de distribuição de produtos de seguro de vida e previdência da Icatu Seguros nos canais Banrisul. As exitosas mudanças que ocorreram no mercado de seguros no Brasil, a permanência de bancos como fortes distribuidores e a potencial absorção de seguros pelos clientes do Banco foram os motivos que levaram ao estabelecimento dessa negociação já aprovada pelo Banco Central do Brasil e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Tão logo a operação esteja autorizada pela Superintendência de Seguros Privados SUSEP, será criada uma joint venture, na qual o Banrisul será detentor de 49% do capital.

     

[nwbx] 1995 ~ 2017 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança