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E-mail e SMS - Segurança
Como você pode se proteger
  • Não abra e-mails enviados por desconhecidos. Verifique sua procedência (se o REMETENTE é conhecido) e ignore a mensagem se não puder identificar a origem.
  • Verifique o campo de ASSUNTO. E-mails falsos costumam colocar textos atraentes e/ou vagos demais, tentando confundir os usuários. São exemplos desse fato: 'Sua senha está inválida', 'A informação que você pediu', 'Parabéns' e promoções em geral. Desconsidere e-mails suspeitos que tentam atrair a sua curiosidade, mas se for o caso, certifique-se que a instituição remetente envia mensagens desta natureza.
  • Fique atento a arquivos anexos contidos nas mensagens. Fique particularmente atento aos arquivos com extensões '.exe', '.zip' '.scr' e “html”, pois estas são as mais utilizadas em fraudes. Outras extensões frequentemente utilizadas por fraudadores são '.com', '.rar' e '.dll'.
  • Além das citadas, qualquer extensão pode ser utilizada nos nomes dos arquivos maliciosos, mas fique atento às mensagens que solicitam a instalação/execução de qualquer tipo de arquivo/programa.
  • Analise os links existentes no e-mail antes de clicar. Ao passar o cursor do mouse sobre o link, será possível ver o real endereço associado. Não clique nos links e apague o e-mail caso ocorram as seguintes situações:
    • link não estiver relacionado com a procedência do e-mail;
    • mostrar diretamente um número IP (Exemplo: http://200.17.82.101);
    • link aparecer em branco;
    • se o link apontar para um site incomum no exterior ou para um endereço encurtado (Ex.: http://cut.by/YsY1rh).
  • Utilize uma ferramenta anti-spam que identifica e bloqueia automaticamente e-mails considerados suspeitos, protegendo sua caixa postal contra estas ameaças.
  • Nunca clique em um link para descadastramento de listas de e-mail. Basta um clique para você confirmar que o seu endereço existe.
  • Nunca responda mensagens de spam (estas ações podem servir para confirmar que seu e-mail é válido).
  • Leia atentamente a mensagem. Com frequência e-mails fraudulentos contêm diversos erros gramaticais e de ortografia.
  • Mantenha seu e-mail sempre atualizado. O cliente do Banrisul é responsável pela atualização do seu cadastro junto ao banco.
Como agem os fraudadores
Enviam mensagens fraudulentas solicitando que você informe seus dados ou senhas bancárias ou contendo códigos maliciosos (malwares) que podem infectar seu computador e roubar suas informações pessoais, detalhes de conta e senhas bancárias.
O que o Banrisul faz por você
  • O Banrisul não envia e-mails e SMS contendo links ou quaisquer arquivos executáveis.
  • O Banrisul não solicita informações, recadastramentos ou quaisquer execuções de procedimentos por e-mail ou SMS.
  • Todos os e-mails Marketing são enviados a partir do remetente banrisul@banrimailing.com.br.
  • Todas as mensagens comerciais por SMS terão no máximo 160 caracteres e conterão a palavra BANRISUL (em caixa alta) inserida ao longo do texto.
  • O Banrisul adota uma rigorosa política de segurança e privacidade para proteger as suas informações. O envio do e-mail é realizado exclusivamente para clientes com relacionamento comercial ou autorização para envio de e-mails.
  • É oferecida ao cliente a possibilidade de descadastramento do recebimento de e-mails ou SMS:
    o E-mail: Ligar para o SAC no telefone 0800 646 1515.
    o SMS: Por meio do Internet Banking na guia Serviços > SMS Serviços > Configurar (Cadastrar/Alterar/Cancelar).
  • O Banrisul oferece um canal de denúncia. Caso você identifique qualquer ocorrência de e-mail suspeito, favor notificar o Banrisul por meio do SAC Banrisul no telefone 0800 646 1515.
  • O Banrisul nunca solicitará que envie a sua senha por e-mail, portanto ao receber uma mensagem em nome do banco solicitando dados por e-mail, desconsidere e apague imediatamente, ou entre em contato com o Banrisul.
  • O Banrisul não possui site para atualização de dados cadastrais, se receber uma mensagem em nome do banco solicitando que digite seus dados de cadastro em um site qualquer, desconsidere e apague imediatamente, ou entre em contato com o Banrisul. A atualização de dados, quando permitida, é feita somente através do Home e Office Banking.
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