Bem Vindo a Página do Banrisul Formulário para acesso direto a conta

Página Inicial » Áreas Temáticas » Sustentabilidade » Gestão

Pensamento Sistêmico, Agricultura e Agroecologia

Pensadores como Edgar Morin e Fritjof Capra elucidam que os desafios globais que vivemos devem ser olhados e solucionados com o refletir e agir da complexidade. Para isso, devemos ultrapassar o olhar fragmentado herdado pelo pensamento cartesiano, em que o conhecimento é compartimentado, e passar para o olhar em rede. A história, a economia, a biologia, a política e todas as esferas da sociedade estão conectadas e devem ser olhadas em conjunto.

Para pensar a sustentabilidade, de forma eficaz, é preciso expandir o conhecimento para a multidisciplinariedade. Com essa premissa, é possível atender o tão conhecido conceito de desenvolvimento sustentável. “Procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”. Soluções cooperativas podem ser criadas para os problemas que transcendem fronteiras, a partir do olhar em rede.

Agricultura

Um dos setores da sociedade em que é possível ver claramente essas conexões é o da agricultura, em que a relação do homem com o meio ambiente, tem consequência no bem-estar, nos ecossistemas, na economia e na sociedade. As agriculturas agroecológicas e orgânicas visam preservar o meio ambiente na produção de alimentos, tentando unir prerrogativas ambientais, sociais, econômicas e humanas.

Recentemente o governo da Dinamarca anunciou um plano de expansão e desenvolvimento para agricultura orgânica. O país é reconhecidamente um dos líderes, no mundo, em orgânicos. O objetivo é dobrar a área cultivada de orgânicos, com o referencial de 2007, até o ano de 2020. A ação visa ao benefício do meio ambiente, da natureza, do bem-estar animal e das futuras gerações, além de toda a população do país.

No Rio Grande do Sul, está sendo conduzido o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo-RS). A iniciativa tem como objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável, com apoio a sistemas de produção agroecológicos e orgânicos. A ação está sendo desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), integrando a Política Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica, instituída pela Lei 14.486/2014.

O caminho para uma sustentabilidade mais genuína é extenso, contudo a caminhada já foi iniciada para que realmente seja possível o desenvolvimento sustentável em nossa sociedade.

Por: Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul.

[nwbt] 1995 ~ 2017 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Política de Segurança