Bem Vindo a Página do Banrisul
Início do conteúdo

Página Inicial » Áreas Temáticas » Investimentos

Perguntas Frequentes
Para tirar suas dúvidas, escolha uma opção de assunto ou digite uma palavra-chave.
Perguntas Frequentes - Resumo da Busca Página 4 de 6
Assunto: Custódia Qualificada
Resultados Encontrados: 28
Qual a vantagem para o investidor?
R: O fundo de investimento, operando com os recursos de grande número de cotistas, pode obter condições mais favoráveis do que se os investidores procurassem realizar seus investimentos isoladamente.
  • Custos diluídos, pois são divididos por todos os investidores.
  • Gestão de profissionais para melhor alocação dos recursos.
  • Agilidade nas movimentações de aplicação e resgate.
  • Fácil acesso à informação, uma vez que o fundo é obrigado, pelas regras brasileiras, a divulgar todas as informações que os investidores precisam para acompanhar suas aplicações.
Como escolher a melhor opção de fundo de investimento?
R: Existem diversos tipos de fundo de investimento para atender ao perfil adequado de cada investidor: conservador, moderado e arrojado.
Como o investidor pode descobrir qual é o seu perfil?
R: Respondendo a Análise de Perfil do Investidor (API), disponível nas agências Banrisul e no Internet Banking (Home/Office) menu Investimentos - Perfil do Investidor.
Qual é a garantia de uma aplicação em um fundo de investimento?
R: As aplicações feitas em fundos de investimento são garantidas pelos títulos que compõem as suas carteiras. Embora as aplicações em fundos de investimento não tenham a garantia do administrador, do gestor da carteira do fundo ou do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), os administradores devem respeitar regras de diversificação dos títulos que compõem as suas carteiras que visam reduzir os riscos de perda para os investidores.
O fundo de investimento pode registrar rentabilidade negativa?
R: Sim, os fundos de investimento podem apresentar rentabilidade negativa. Isso pode ocorrer em função de mudanças nas condições de mercado que ocasionem desvalorização nos preços dos ativos que compõem a carteira do fundo de investimento. Por exemplo, um fundo que possua títulos pré-fixados em sua carteira pode apresentar rentabilidade negativa quando ocorre uma abrupta e inesperada elevação na taxa de juros praticada pelo mercado. Já os fundos que possuem uma parte da sua carteira composta por ações podem apresentar rentabilidade negativa à medida que o preço desses ativos no mercado se desvalorize. Outro fator que pode influenciar negativamente a rentabilidade de um fundo de investimento é a possibilidade de não cumprimento de obrigações contratuais (default) do emissor de algum título que compõe a carteira, denominado de risco de crédito.
1995 ~ 2024 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Segurança e Privacidade | Preferências de Cookies