PROSPECTO DE CONDIÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES ESSENCIAIS
PARA A ABERTURA DE CONTA CORRENTE/POUPANÇA
Aqui você encontra informações essenciais sobre a Abertura de Conta Corrente/Poupança. Caso tenha interesse em abrir uma conta no Banrisul, você deve ler e aceitar a íntegra das Condições Gerais de Abertura de Conta Corrente/Poupança, disponível em nossas agências e em www.banrisul.com.br. O prospecto 'Condições Gerais de Abertura de Conta Corrente/ Poupança' traz outras regras e preceitos importantes que você deve considerar antes de decidir abrir sua conta conosco.
Regras básicas - Você pode movimentar sua conta Corrente/Poupança em qualquer agência Banrisul e nos canais eletrônicos: Terminais de Autoatendimento, Internet Banking, M-Banking e Central de Atendimento do Banrisul. A movimentação da conta poderá ser feita por meio de saques, transferências, débitos, emissão de cheques e outras formas autorizadas. Você pode abrir uma conta conjunta com outra pessoa. O Banrisul opera com a conta solidária tipo “e/ou”, cuja movimentação dependerá de autorização de um dos titulares. O fornecimento de folhas de cheques está sujeito à aprovação pelo Banrisul. O Banrisul poderá debitar valores de sua conta, inclusive para pagamento de operações de crédito, desde que autorizado por você em contratos. A utilização de serviços está sujeita à cobrança de tarifas. Os serviços e respectivos preços podem ser consultados na Tabela de Produtos e Serviços – Pessoa Física afixada nas agências do Banrisul e no site www.banrisul.com.br. São assegurados a você os serviços essenciais gratuitos, que são serviços básicos de movimentação e consulta da conta. Você tem a opção de contratar ou não um pacote de serviços, que é um conjunto de serviços de quantidade determinada e sujeito à cobrança de uma tarifa mensal. A utilização de serviços que exceder os serviços essenciais ou aqueles incluídos no pacote eventualmente contratado será cobrada de forma individualizada.
Atendimento - Você pode realizar suas transações bancárias de forma rápida, simples e segura, utilizando: agências, terminais de autoatendimento, correspondentes Banriponto, telefone, internet e dispositivos móveis.
Cartão - Após a abertura de sua conta corrente no Banrisul e o cadastramento de sua senha e senha de serviços, você receberá em seu endereço, um cartão para movimentar sua conta corrente nos caixas eletrônicos, além de usufruir da exclusividade do BANRICOMPRAS para suas compras a vista, parceladas ou a prazo. Antes de utilizar o seu cartão, você deverá ativá-lo por meio de um terminal de autoatendimento ou do Banrifone. A entrega do cartão é realizada no endereço indicado em seu cadastro e, quando se tratar de primeira via ou renovação, não há custo adicional.
Senhas – quando cadastrar e utilizar suas senhas:
1 - Senha do Cartão: composta por 4 dígitos numéricos (exemplo 1111), cadastrada no momento da abertura da conta;
2 - Senha adicional: composta por 3 dígitos alfabéticos (letras) (exemplo: AAA); gerada automaticamente no primeiro uso do cartão em terminal de autoatendimento;
3 - Senha de Serviços: composta por 6 dígitos numéricos (exemplo: 123456), cadastrada no momento da abertura da conta.
4 - Senha da Internet-ID: composta por 4 a 15 dígitos, podendo conter números e letras (exemplo: AA99); cadastrada pelo cliente no primeiro acesso ao canal Home Banking;
Riscos, Medidas de Segurança e Controle.
O Banrisul adota diversas medidas de segurança para ajudar a proteger sua conta, incluindo sistemas de identificação pessoal baseados em assinaturas, senhas, impressões digitais, códigos e outras informações de seu exclusivo conhecimento. No entanto, muitos dos riscos associados à manutenção de sua conta podem ser mitigados com a sua cooperação:
a) em caso de perda ou roubo de cartão, cheque ou senha, comunique imediatamente ao Banco por meio de nossos canais de atendimento;
b) nunca revele sua senha a terceiros;
c) utilize equipamentos com sistemas de segurança atualizados em operações realizadas em canais eletrônicos;
d) quando necessário, solicite ao Banco o imediato registro de oposição, contraordem a pagamento e cancelamento de cheques, observando as hipóteses legalmente permitidas.
Além disso, uma gestão consciente de seus recursos pode reduzir riscos de possíveis descontroles na movimentação de sua conta:
(I) para evitar a emissão de cheques sem provisão de fundos, e eventual inclusão no CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos mantenha sempre saldo disponível para liquidação de cheques ainda não apresentados para pagamento e outros débitos pendentes;
(II) para lidar com indisponibilidades sistêmicas e outras limitações de movimentação da conta, procure dispor de meios alternativos para pagamento de suas despesas imediatas;
Informações Cadastrais.
Você deverá manter seu cadastro atualizado, informando ao Banrisul, sempre que solicitado ou sempre que houver qualquer alteração, seus dados de renda, patrimônio, estado civil, telefone, endereço comercial, residencial e eletrônico e documentos de identificação apresentados na abertura da conta. A atualização de seu cadastro poderá ser realizada em qualquer agência do Banrisul. Para sua conveniência, seus dados - endereço, telefone, renda, dados pessoais podem ser confirmados também pelo Internet Banking e em Terminais de Autoatendimento. O Banrisul poderá bloquear total ou parcialmente a movimentação de sua conta caso identifique a existência de dados incorretos ou desatualizados.
Contratação e rescisão.
Antes de abrir sua conta, você deve ler atentamente as Condições Gerais de Abertura de Conta e, se estiver de acordo, preencher e assinar a Proposta de Abertura de Conta, escolhendo as opções de serviços e autorizações disponíveis. Você deverá, ainda, apresentar os seguintes documentos originais:
(I) documento de identificação válido no país;
(II) comprovante de inscrição no CPF - Cadastro de Pessoas Físicas, regular e ativo;
e
(III) comprovante de endereço.
A conta poderá ser encerrada, a qualquer tempo, por escrito, por você ou pelo Banrisul. No ato da solicitação de encerramento, você deverá entregar ao Banrisul as folhas de cheque que possuir ou apresentar declaração de que as inutilizou. Além disso, você deverá manter em sua conta saldo suficiente para pagamento dos compromissos assumidos. O Banrisul enviará a você, por correio ou por meio eletrônico, aviso com a data do efetivo encerramento da conta.
Para mais informações, dúvidas, sugestões ou reclamações, entre em contato com os Canais de Atendimento do BANRISUL.
BANRIFONE | ligue para o número de sua região:
Porto Alegre (51) 3210-0122
Caxias do Sul (54) 3223-3611
Passo Fundo (54) 3312-2100
Pelotas (53) 3223-3322
Santa Cruz do Sul (51) 3715-1122
Santa Maria (55) 3222-8144
Santo Ângelo (55) 3312-5450
Fora do Estado 0800 54 18 855 (só telefone fixo)
Para utilizar os serviços, será solicitado o código de sua agência com 4 dígitos (ex.: "0100" para AGÊNCIA CENTRAL), o número de sua conta corrente e a senha de serviços (seis dígitos).
Se você escolher Atendimento Personalizado ou Teletalão, também será solicitada a data de vencimento do cartão da conta.
Atendimento Eletrônico: 24h, todos os dias da semana
Após escolher a opção 2 - Banrifone, estarão disponíveis as seguintes opções:
Opção 2 - Ativação do cartão Banrisul com Chip (disponível somente para pessoa física)
Opção 3 - Telessaldo
Opção 4 – Telebloqueio
Opção 5 – Teletalão (disponível somente para pessoa física)
Opção 6 - Banrifax
Opção 7 - Ligue Cheque (disponível também para não correntistas)
Atendimento Personalizado: segunda a sexta-feira, das 7h à meia-noite.
Opção 9 - Dedicado ao atendimento de pessoas físicas.
SAC BANRISUL | 0800 646 1515
SAC - Deficientes Auditivos e de Fala | 0800 648 1907
Os telefones do SAC estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias da semana. Nossos atendentes estão qualificados para esclarecer suas dúvidas e fornecer informações sobre os produtos e serviços Banrisul.
OUVIDORIA | 0800 644 2200
| 51 3215 1068| Deficientes Auditivos e de Fala |
Os telefones acima estão disponíveis de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, exceto feriados.
A Ouvidoria Banrisul é um canal de comunicação para o tratamento de reclamações que não forem solucionadas pelos canais habituais de atendimento, ou seja, agências ou SAC.
Se preferir, poderá acessar o site www.banrisul.com.br> Fale Conosco> Ouvidoria e preencher o formulário.
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