Bem Vindo a Página do Banrisul
Início do conteúdo

Página Inicial » Áreas Temáticas » Sustentabilidade » Gestão

Notícias Lista Completa Icone: Imprimir Notícias
Grupo de Mulheres Rurais: 30.10.2020 Grupo de Mulheres Rurais: "Produzindo Alimentos de Verdade"

50 agricultoras familiares do munícipio de Tapera são comtempladas pelo Programa Sementes Banrisul

Com ampla experiência e conhecimento na produção de alimentos para o autoconsumo da família, participam deste projeto 50 agricultoras familiares, residentes em diferentes comunidades do município de Tapera: Linha São Luís, Linha São Pedro, Linha Arroio Angico, Linha São Rafael, Barra do Colorado, Linha Teutônia, Linha São João, Esquina da Sorte, Linha Cinco Irmãos e Linha Santana.

 
As participantes são do Grupo de Mulheres Rurais, do Programa Sementes Banrisul. As agricultoras são assistidas da Emater e recebem orientação técnica dos extensionistas, à suas propriedades rurais, através de visitas, contatos, reuniões e excursões.

A assistência técnica da Emater, está baseada na produção de hortaliças para o autoconsumo familiar, através de uma produção diversificada de alimentos, voltado à produção agroecológica, através da substituição dos agrotóxicos, pelos métodos naturais de controle de insetos pragas e doenças fúngicas, incentivo à criação de composteiras para a utilização de dejetos dos animais produzidos na propriedade, em substituição aos adubos químicos para o aumento da fertilidade do solo.


O trabalho proposto terá acompanhamento periódico dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, de acordo com o que está sendo preconizado pelo Programa Sementes Banrisul, baseado no planejamento das atividades e resultados a serem alcançados.


O projeto tem a finalidade de incentivar a produção diversificada de alimentos de qualidade, produzidos com base ecológica nas propriedades das agricultoras familiares, predominantemente a produção de hortigranjeiros para o autoconsumo e a parte da produção visando a comercialização, com base nas culturas provenientes do Programa Sementes Banrisul, de acordo com a época adequada de plantio, conforme o zoneamento agroclimático, de acordo com a sua adaptação no município.
Os resultados esperados, estão baseados na Soberania e Segurança Alimentar, a partir do projeto intitulado "Produzindo Alimentos de Verdade", a fim de obter uma produção diversificado e alta qualidade, com sistemas de produção agroecológicos, através da implantação de processos produtivos adequados a serem trabalhados com o público beneficiado de 50 mulheres.


A EMATER/RS é o órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural com atuação no município de Tapera, que mantém convênio com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.(SEAPDR).
O projeto contará com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. O projeto, está baseado na necessidade de ampliar a produção de alimentos de qualidade, a serem produzidos nas unidades familiares, proporcionando diversos benefícios à saúde humana, através da produção livre de agrotóxicos, voltados ao consumo familiar, e parte para a comercialização.
Este é um processo que deverá se dar, de forma participativa e dialogada, conjugando os saberes técnicos, culturais e tradicionais, em interação direta com os diferentes sujeitos sociais ativos das comunidades, respeitando e atuando em harmonia com suas formas organizativas, para contribuir de fato com a melhoria das condições de vida das famílias do meio rural atendidas pela Emater/RS.

A prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural adequada às condições de vida e aos interesses das famílias do meio rural é uma das formas de melhorar os aspectos da produção diversificada. Contudo, ela não se realiza sem o aporte das condições de apoio para o desenvolvimento produtivo na referida atividade. É neste aspecto, que a necessidade de sementes de boa procedência se faz necessário, assim como a oferta de sementes oferecidas pelo Banrisul.
O projeto prevê a utilização de 14 variedades de hortaliças: abobrinha, melão, melancia, moranga, ervilha, alface, tomate, rúcula, salsa entre outros, possíveis de serem cultivadas no período previsto e nas condições que o solo e irrigação.


Os Extensionistas da Emater de Tapera, responsáveis pelo Projeto, Jair Paulo Ross e Catiele Patrícia Klein Marion, ressaltaram: "Buscaremos alcançar neste sistema produtivo a preservação dos hábitos alimentares, conhecimentos, tecnologias e práticas agrícolas, baseadas nos princípios da agroecologia, através de manejos que conservem o solo e satisfação as necessidades básicas de alimentos da família, fortalecendo a sua segurança alimentar".

Fonte: SITE VISÃO REGIONAL

Data inicial:
Data final:
[nwbs] 1995 ~ 2021 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Segurança e Privacidade