Bem Vindo a Página do Banrisul
Início do conteúdo

Página Inicial »

Notícias Lista Completa Icone: Imprimir Notícias
Presidente do Banrisul destaca digitalização, agronegócio e sustentabilidade na Live do Valor 01.04.2021 Presidente do Banrisul destaca digitalização, agronegócio e sustentabilidade na Live do Valor

O presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, foi o entrevistado da Live do Valor que aconteceu na manhã de ontem (31.03). O programa abordou o posicionamento do Banrisul na economia gaúcha, as projeções do Banco para 2021 e também os impactos da pandemia no setor financeiro. Conduzida pelo editor assistente de Finanças do Valor Econômico, Álvaro Campos, a entrevista foi transmitida ao vivo pelo site e mídias sociais do jornal.

Um dos assuntos debatidos no encontro foi o crescimento da digitalização do Banco, resultado de um largo investimento no setor. Em 2020, o aplicativo Banrisul Digital teve 359,3 milhões de acesso, aumento de 30,8% em relação a 2019. “Direcionamos nossos esforços para colocar as mais diversas facilidades no nosso app, sempre agregando novas funcionalidades, de modo que o cliente consiga fazer a maioria das operações financeiras diretamente no seu celular”, ressaltou o dirigente.

Coutinho destacou que a digitalização é parte de uma iniciativa maior, processo que tem como objetivo tornar o Banco cada vez mais eficiente. “Esse movimento inclui o enxugamento do quadro funcional, a contratação de uma consultoria internacional para reformular a área de recursos humanos e a racionalização das agências”, revelou.

Ao ser questionado sobre os desafios do Banrisul em um cenário repleto de novos bancos digitais, o executivo ponderou: “todos os bancos estão sendo desafiados não só pelas fintechs, mas também são provocados pelo próprio cliente, que compara a sua experiência de consumidor transversalmente, de forma intersetorial”.

Sobre os efeitos da pandemia no mercado, o presidente comentou que a segunda onda do coronavírus é preocupante. “Prognósticos são de economia muito mais desaquecida com a segunda onda. Contudo, felizmente não temos mais a incerteza que existia em 2020, pois já conhecemos os riscos”, frisou.

Coutinho afirmou que a demanda espontânea por crédito está relativamente fraca neste momento. Segundo ele, no começo do ano, com aceleração da economia, havia procura, mas com o recrudescimento da pandemia, o cenário mudou.

O presidente do Banrisul comentou que as projeções para este ano em relação ao Banco, feitas no início de 2021, foram consideradas conservadoras na época, mas que agora se mostram realistas. “Por enquanto, seguimos com o guidance”, garantiu. A previsão é que a carteira de crédito cresça entre 10% e 15% neste ano, estimulada principalmente pelo financiamento rural, uma das prioridades de atuação da instituição gaúcha para 2021.

Na live, Cláudio Coutinho salientou que o Banrisul está dedicado a promover o desenvolvimento do agronegócio. O dirigente apontou que o Rio Grande do Sul deve ter uma safra histórica de soja – são projetadas 20 milhões de toneladas, colocando o Estado como o segundo maior produtor do grão do País. “Estamos vendo ainda safras de arroz, milho e toda a cadeia de carne funcionando com demanda forte”, disse. “É um momento ímpar para os exportadores, com combinação de preços internacionais em alta e cotação do real frente ao dólar, com depreciação para a moeda brasileira. É um momento favorável ao exportador e o Banco vai apoiar toda a cadeia do agronegócio”, acrescentou.

 O presidente também sublinhou o avanço da linha CDC Sustentabilidade na instituição. “A linha oferece soluções para financiamento de itens relacionados às energias renováveis. No último ano, tivemos um crescimento de mais 200% em operações, atingindo R$ 174 milhões de saldo no último ano, e queremos crescer ainda mais”, enfatizou.
         
 Ainda na temática da sustentabilidade, Coutinho anunciou que o Banrisul trabalha para mitigar a emissão de gases do efeito estufa em todas as suas atividades e, ainda, tem como meta estabelecer o abastecimento da empresa apenas com fontes renováveis de energia. “Para atingir esses objetivos, foi criada, no ano passado, a gerência de sustentabilidade que consolida todas as iniciativas do Banco nesse sentido”,  frisou.

A Live do Valor pode ser assistida na íntegra no canal do Valor no Youtube, no link: https://bit.ly/3rF9jGi.

 

Assessoria de Imprensa Banrisul - imprensa@banrisul.com.br

Data inicial:
Data final:
[nwbs] 1995 ~ 2021 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Segurança e Privacidade