O Banrisul recebeu o selo Evento Neutro para a realização do AgroShow 2022 – Lançamento do Plano Safra 2022/2023, que ocorreu nesta terça-feira (05), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A iniciativa do Banco demonstra o compromisso com o meio ambiente, buscando evitar, quantificar e compensar as emissões de carbono.
A empresa considerou, desde a concepção do evento, o seu compromisso com as mudanças climáticas, optando por uma edição em formato híbrido, amenizando os efeitos no ecossistema. Além do encontro presencial, que reuniu a diretoria e executivos do Banrisul, produtores e representantes de entidades de classe do setor primário; o evento foi transmitido ao vivo nas agências do Banco e pelas redes sociais do Banrisul e do Canal Rural para clientes e convidados. No total, cerca de cinco mil pessoas participaram do evento, sendo 100 presencialmente e os demais acompanharam virtualmente, evitando deslocamento de um grande contingente de participantes. Também foram feitas ações nos ambientes onde ocorreu o evento, como as boas práticas quanto ao uso de materiais e destinação correta, e a substituição de descartáveis por material biodegradável ou reutilizável.
De acordo com a gerente de Sustentabilidade do Banrisul, Viviane Costa, “trata-se de uma ação adotada por organizações conscientes para concretizarem sua atuação frente ao desafio das mudanças climáticas, tornando seus eventos mais sustentáveis e comprovando a neutralização de carbono realizada, com a indicação da quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado”. Ela destacou que “em sinergia com o novo conceito de marca do Banrisul, onde um dos pilares é a sustentabilidade, realizamos a ação de neutralização do AgroShow 2022”.
Com o selo Evento Neutro Verde, as organizações se comprometem a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui o deslocamento, montagem, realização e desmontagem do mesmo. Já o selo Evento Neutro Azul se aplica para as transmissões do evento que ocorrem de forma remota, com esse selo o organizador compensa as emissões relacionadas à montagem, desmontagem e realização do encontro (deslocamento de todo o staff, equipe de cenografia, gerador de energia e resíduos gerados), exceto o deslocamento dos participantes.
Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. Para receber a certificação, o AgroShow Banrisul 2022 apoiou o projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão, localizada no leito do Rio Itajaí-Açu, entre os municípios catarinenses de Apiúna, Ibirama e Lontras, que tem potência instalada de 191,89 megawatts, energia suficiente para atender a demanda dos 28 municípios do Alto Vale e de parte do Médio Vale. A usina deverá reduzir a emissão de 290.876 tCO2 por ano, além de contribuir para a cota de energia renovável do País.
O detalhamento e os resultados ambientais relacionados ao selo Evento Neutro do AgroShow Banrisul 2022 podem ser consultados no site https://www.carbonfair.com.br/cliente/banrisul/Banrisul-evento-neutro .
Legenda da foto: O AgroShow Banrisul 2022 recebeu o selo Evento Neutro. Crédito da foto: Reinaldo Foltz/Divulgação Banrisul.
Assessoria de Imprensa Banrisul