A cerimônia de entrega dos computadores reuniu as comunidades beneficiadas e instituições parceiras do projeto
Transformar Porto Alegre em um polo de inovação e empreendedorismo inclusivo. Esse foi o objetivo da iniciativa que culminou no encontro realizado nesta segunda-feira (21), no Tecnopuc, que celebrou a entrega de 64 computadores doados pelo Banrisul ao projeto Territórios Inovadores. A ação faz parte do Pacto Alegre, movimento que busca tornar a cidade uma referência global no ecossistema de inovação.
O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou a importância do Pacto Alegre, que é patrocinado pelo Banco, e das iniciativas sociais que promovem o desenvolvimento das comunidades. “Espero que esse gesto contribua para a promoção de aptidões e crie oportunidades de empreendedorismo, criatividade e inovação em Porto Alegre. Tenho a convicção que a iniciativa ajudará no desenvolvimento de futuros talentos”, comentou o dirigente.
Representando o Banrisul no evento, a diretora de Atendimento e Operações de Canais da instituição, Adriana Celestino, participou da entrega de PCs completos – compostos por gabinete, monitor, mouse e teclado –; recondicionados por meio de uma parceria com a fundação Pão dos Pobres, e com o acompanhamento do Programa Sustentare, do Governo Estadual.
No evento, Adriana destacou que a doação tem origem na renovação do parque de computadores do Banco, que investiu R$ 51,4 milhões com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes e modernizar os processos administrativos. “Além disso, essa ação representa a função social que o Banrisul tem, sempre próximo, contribuindo com as comunidades onde atuamos. Espero que essa doação possa transformar as pessoas e que tenham mais acesso à tecnologia”, comentou a executiva.
O projeto Territórios Inovadores é coordenado pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, que participa como representante da universidade no Pacto Alegre. A ação conta também com o consultor internacional de Medellín, Santiago Uribe, apoiando no direcionamento da metodologia de ação e escuta nas comunidades em desenvolvimento.
As instituições beneficiadas com a doação dos computadores são: o Instituto Misturaí, da Vila Planetário, que promove a inclusão social das periferias da Capital; o ICEA-Malvina, da Vila Cruzeiro, que oferece atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; a Rede Calábria, do bairro Bom Jesus, que atua com atividades socioassistenciais e educacionais; e o Cesmar Marista, do bairro Mario Quintana, que promove ações socioeducacionais. As comunidades fazem parte do Territórios Inovadores e cada uma receberá entre 14 e 18 computadores.
Com essas doações, o Banrisul atingiu a marca de mais de 9.400 computadores destinados à quase mil entidades, compostas, em sua maioria, por escolas estaduais e municipais, localizadas nos municípios onde o Banco atua.
Assessoria de Imprensa Banrisul