Bem Vindo a Página do Banrisul
Início do conteúdo

Página Inicial »

Notícias Lista Completa
Banrisul anuncia doação para recuperação da Bibliotheca Pelotense 28.07.2025 Banrisul anuncia doação para recuperação da Bibliotheca Pelotense

O Banrisul anunciou a destinação de recursos para a reforma do telhado da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), instituição fundada em 1875 e um dos símbolos históricos e culturais do Estado. 

O Banrisul anunciou a destinação de recursos para a reforma do telhado da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), instituição fundada em 1875 e um dos símbolos históricos e culturais do Estado. A formalização da doação aconteceu em uma solenidade nesta quarta-feira (23), e contou com a presença do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e da ex-secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, responsável atualmente por liderar a implementação do Banrisul Cultural, braço institucional do Banco que será dedicado exclusivamente ao fomento, apoio e difusão de projetos culturais e sociais.

A BPP é a primeira contemplada pelas medidas recentes apresentadas pelo Banco, que anunciou a alocação de R$ 10 milhões para bibliotecas do Estado. Segundo Lemos, o objetivo é beneficiar cerca de 40 instituições para restauração, modernização e manutenção de espaços e acervos. A iniciativa busca priorizar aquelas que foram afetadas pelas enchentes de 2024 e sofreram danos severos. Além dos locais diretamente impactados pelas cheias, também serão destinados recursos para bibliotecas históricas e tradicionais que desempenham papel essencial na promoção da leitura, da cidadania e da preservação cultural. Em decorrência das fortes chuvas do último ano, a BPP sofreu com infiltrações e danos estruturais no telhado.

Fernando Lemos destacou, ainda, que o investimento é um gesto de reconhecimento à importância desses espaços como centros de conhecimento, inclusão social e memória. “Nosso compromisso é com a reconstrução do Rio Grande do Sul, mas também com o fortalecimento das instituições que formam a base do desenvolvimento humano. É um privilégio para o Banco participar da recuperação desse patrimônio gaúcho. A história do nosso Estado está aqui dentro”, declarou o dirigente.

Já Beatriz Araújo salientou que a urgência da situação da BPP foi levada ao Banrisul após sua visita recente à instituição pelotense. “O presidente determinou que fosse elaborado o projeto e agora ampliamos a ação para outras bibliotecas que enfrentam dificuldades semelhantes”, explicou.

O vice-presidente da BPP, José Luís Marasco Leite, ressaltou a importância da parceria com o Banco e lembrou que a biblioteca, apesar do nome, é uma entidade privada, mantida com apoio de sócios e doações. “Muitos imaginam que se trata de um órgão público, mas ela depende da iniciativa da comunidade para sobreviver. Esse apoio é essencial”, afirmou.

Fundada em 1875, a Bibliotheca Pelotense é uma das instituições culturais mais antigas do Rio Grande do Sul e ocupa um prédio histórico localizado na praça central de Pelotas. Com arquitetura em estilo neoclássico e relevante valor simbólico, o prédio abriga um acervo de mais de 70 mil títulos, além de documentos raros, periódicos e fotografias.


Legenda da Foto: Da esq. para a dir., a responsável por liderar a implementação do Banrisul Cultural, Beatriz Araújo, o vice-presidente da BPP, José Luís Marasco Leite, o presidente Fernando Lemos, o diretor de Crédito, Ivanor Duranti, e o superintendente da Sureg Sul, Eduardo Munareto. Crédito: Lylian Santos

Assessoria de Imprensa Banrisul

Data inicial:
Data final:
1995 ~ 2025 © Banrisul S.A.. Todos Direitos reservados. Navegação rápida Página Inicial | Mapa do site | Segurança e Privacidade | Preferências de Cookies