Nunca atenda ligações não solicitadas, com orientações sobre ativação do app Banrisul.
Mantenha seu celular ou smartphone protegido por senha e não armazene nele, informações sensíveis, como números de cartões, contas e senhas.
Utilize somente aplicativos baixados de lojas oficiais como Play Store (Android) e App Store (iOS).
Instale um sistema antivírus no seu celular, smartphone ou tablet e mantenha-o sempre atualizado.
Evite acessar sua conta utilizando redes wi-fi abertas, como em cafés, bares e aeroportos. Priorize o acesso à Internet diretamente pela rede de sua operadora de telefonia (3G/4G), dê preferência para redes seguras que solicitem uma senha para autenticação, ou conecte-se somente em redes conhecidas.
Trate os seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com a mesma atenção e segurança que você trata o seu computador pessoal. Normalmente, quando as pessoas interagem através de seus smartphones, elas o fazem de forma mais descontraída do que em um computador tradicional e isso se reflete na forma como elas usam o dispositivo para navegar na Internet, acessar e responder e-mails, acessar os canais do Banrisul e realizar pagamentos. Cuide para não adotar comportamentos de risco, que possam torná-lo mais suscetível a fraudes.
Como agem os fraudadores
Ligam para você dizendo ser do Banrisul, e pedindo ativação do app Banrisul em seu nome. Não atenda, pois trata-se de um golpe!
Enviam mensagens por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens, contendo links e anexos que visam introduzir ? com a sua autorização ? programas maliciosos no aparelho smartphone. Nunca abra, pois trata-se de um golpe!
Smartphones e tablets podem ser o alvo de diversos tipos de golpe, como sequestro de dados com pedido de resgate (ransomware), roubo de informações sigilosas (phishing) e instalação de programas maliciosos (malware). Mas atenção, todas essas ameaças só podem se concretizar se você realizar as ações solicitadas pelo golpista, portanto, desconfie sempre e siga as dicas do Banrisul. A segurança da sua conta também é sua responsabilidade.
O que o Banrisul faz por você
Nunca cadastra você no app Banrisul sem que você o tenha solicitado no seu próprio celular. Caso receba alguma ligação pedindo para ativar o app Banrisul para o PIX, não atenda, é golpe.
Não cria uma chave PIX não solicitada em seu nome, somente você pode fazer isso, depois de autenticado no Banrisul Digital.
Não ativa ou cancela o Banrisul Digital sem que isso tenha sido solicitado por você.
Nunca liga ou envia mensagens para você solicitando ativação do Banrisul Digital, ou do PIX em seu nome.
Nunca solicita senhas por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outro canal.
Nunca envia links por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Utiliza criptografia e autenticação segura no canal de comunicação (HTTPS), garantindo a segurança das transações.
Somente permite a habilitação do Banrisul Digital via Home e Office Banking ou terminal de autoatendimento, sendo obrigatória a utilização do cartão de conta corrente com chip e senha, para realizar tal procedimento.
Apenas clientes que possuam cartão de conta corrente com chip podem habilitar o serviço.
Estabelece um limite diário para transações financeiras realizadas por dispositivos móveis.
Adota uma política de monitoramento de transações, visando a identificação de situações suspeitas, e, para sua maior segurança, envia SMS gratuitamente para diversos tipos de operações. Você também pode contratar o serviço de recebimento de SMS, e escolher sobre que tipo de transações gostaria de ter um maior controle de sua movimentação financeira.