Nunca utilize equipamentos com marcas de violação, que apresente características estranhas como pintura, mensagens ou adesivos, ou cujo teclado e leitora pareçam suspeitos.
Nunca aceite ajuda de estranhos.
Nunca entregue seu cartão para terceiros, e sempre confira o cartão antes de ir embora.
Ao digitar a senha, tenha cuidado para ter certeza que ninguém que esteja próximo possa vê-la durante este procedimento.
Dê preferência a caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação.
Fique atento à presença de pessoas suspeitas próximas ao equipamento.
Não se afaste do equipamento até que a operação esteja completamente concluída.Em caso de suspeita, não utilize o terminal de autoatendimento, entre em contato com o Banrisul e procure outro local para utilizar o cartão.
Como agem os fraudadores
Oferecem-se para ajudar em frente ao terminal de autoatendimento, espiam as senhas, e muitas vezes furtam o cartão do usuário sem que ele perceba, trocando-o por outro da mesma cor.
Ligam para você dizendo ser do Banrisul, e pedindo que se dirija a um terminal de autoatendimento para as mais variadas operações, como ativação do Banrisul Digital, cadastro no PIX, entre outros, mas no fundo estão induzindo você a realizar uma operação diretamente para o golpista. Se acontecer, não atenda, pois trata-se de um golpe.
Tentam violar os equipamentos e instalar dispositivos eletrônicos para a captura de senhas, dados da conta e outras informações
Mas atenção, golpes em terminais de autoatendimento só podem se concretizar se você realizar as ações solicitadas pelo golpista, portanto, desconfie sempre e siga as dicas do Banrisul. A segurança da sua conta também é sua responsabilidade.
O que o Banrisul faz por você
unca liga ou envia mensagens não solicitadas para você, pedindo que se dirija a um terminal de autoatendimento para realizar quaisquer operações.
Não disponibiliza o Banrisul Digital no terminal de autoatendimento, sem que isso tenha sido solicitado por você.
Somente permite a habilitação do Banrisul Digital via Home e Office Banking ou terminal de autoatendimento, sendo obrigatória a utilização do cartão de conta corrente com chip e senha, para realizar tal procedimento.
Utiliza teclados criptografados nos terminais de autoatendimento, garantindo que a digitação da senha seja criptografada em tempo real, desde que é digitada, antes de ser transferida para o terminal, impedindo a ação de criminosos que tentam capturar a senha com equipamentos especiais.
O Banrisul utiliza equipamentos de pagamento que possuem certificação de segurança internacional e que possuam mecanismos capaz de identificar violações.
Estabelece um limite diário para transações financeiras realizadas nos terminais de autoatendimento
Adota uma política de monitoramento de transações, visando a identificação de situações suspeitas, e, para sua maior segurança, envia SMS gratuitamente para diversos tipos de operações. Você também pode contratar o serviço de recebimento de SMS, e escolher sobre que tipo de transações gostaria de ter um maior controle de sua movimentação financeira.