Utilize cópias originais e recentes do sistema operacional (como o Windows da Microsoft ou OS X da Apple), garantindo mais segurança e a possibilidade de atualização periódica pelo fornecedor.
Mantenha o sistema operacional do seu computador e seus programas atualizados para protegê-los contra as falhas de segurança, que são comuns atualmente. Sistemas operacionais antigos que não contam mais com atualização do fabricante (como o Windows XP da Microsoft) não oferecem uma boa segurança para acesso a aplicativos bancários.
Instale um bom sistema antivírus e configure um firewall, mantendo-os sempre atualizados.
Instale e mantenha sempre ativo o Mecanismo de Segurança Trusteer Rapport.
Se perceber algum dos sintomas citados a seguir, pode ser que você tenha sido infectado por um vírus, portanto desligue seu computador e procure imediatamente ajuda de um profissional de sua confiança:
O computador fica travado com uma mensagem de atualização de segurança do software antivírus ou do Mecanismo de Segurança Trusteer Rapport, seguido de solicitação do cartão de internet e da senha.
O computador apresenta lentidão acima do normal.
Há perda de dados sem motivo aparente.
Os programas aplicativos estão executando de maneira inadequada ou com erros.
Seu aplicativo de e-mail ou de mensagens instantâneas enviam mensagens que você não redigiu.
O computador informa/solicita a instalação de programas que você não autorizou, e/ou executa programas não solicitados.
Janelas do navegador abrem com propagandas indesejadas.
Atenção no uso de softwares de acesso remoto. Ainda que você os utilize de maneira legítima, eles deixam o seu computador vulnerável a acessos externos não autorizados.
Evite acessar sua conta utilizando redes wi-fi abertas, como em cafés, bares e aeroportos. Priorize o acesso à Internet diretamente pela rede de sua operadora de telefonia (3G/4G), dê preferência para redes seguras que solicitem uma senha para autenticação, ou conecte-se somente em redes conhecidas.
Sempre finalize o seu acesso ao Home e Office Banking retirando o cartão da leitora, e clicando no botão 'SAIR' para confirmar o encerramento assim que estiver deixando o nosso site.
Como agem os fraudadores
Ligam para você dizendo ser do Banrisul, e pedindo que você realize atualização do Mecanismo de Segurança Trusteer Rapport. Não atenda, pois trata-se de um golpe!
Enviam mensagens por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens, contendo links e anexos que visam introduzir ? com a sua autorização ? programas maliciosos que buscam invadir o seu computador. Nunca abra, pois trata-se de um golpe!
Computadores e notebooks podem ser o alvo de diversos tipos de golpe, como sequestro de dados com pedido de resgate (ransomware), roubo de informações sigilosas (phishing) e instalação de programas maliciosos (malware). Mas atenção, todas essas ameaças só podem se concretizar se você realizar as ações solicitadas pelo golpista, portanto, desconfie sempre e siga as dicas do Banrisul. A segurança da sua conta também é sua responsabilidade.
O que o Banrisul faz por você
Nunca liga ou envia mensagens para você solicitando atualização do Mecanismo de Segurança. A atualização periódica do Mecanismo de Segurança ocorre de forma automática e transparente. Isso quer dizer que o Banrisul não mostra mensagens nem solicita sua senha no momento da atualização do Mecanismo de Segurança, fique alerta!
Nunca liga ou envia mensagens para você solicitando ativação do Banrisul Digital ou do PIX em seu nome.
Nunca solicita senhas por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outro canal.
Nunca envia links por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens.
O Mecanismo de Segurança Trusteer Rapport é uma sofisticada solução de segurança que fornece proteção para transações online, contra a captura de informações de clientes do Banrisul de modo completamente transparente, sem mudar a forma na qual você trabalha no computador ou entra no Home e Office Banking do Banrisul.
Promove a blindagem da sua conexão, protegendo o seu nome de usuário, senha e outras informações confidenciais, evitando o acesso indevido por terceiros.
Exige que todas as transações financeiras no Home e Office Banking sejam realizadas através do cartão com chip, tecnologia que impossibilita a clonagem do cartão, tornando a transação 100% segura.
Disponibiliza um teclado virtual para digitação da senha no Home e Office Banking, aumentando a segurança contra programas maliciosos que possam monitorar o seu teclado (keyloggers).
Utiliza criptografia e autenticação segura no canal de comunicação (HTTPS), garantindo a segurança das transações através de um certificado digital (site seguro)
Publica seu certificado através de um símbolo em forma de cadeado ou de chave destacado no seu navegador, ao lado do nome do site www.banrisul.com.br. O certificado é emitido apenas para www.banrisul.com.br, portanto, se o cadeado apontar para outro site, atenção, pois pode ser um site falso!
Caso você esqueça de finalizar a sessão, o acesso é finalizado automaticamente se ficar inativo por alguns minutos. Dessa forma, é evitado que outras pessoas não autorizadas tenham acesso a informações da sua conta.
Estabelece um limite diário para transações financeiras realizadas no Internet Banking.
Adota uma política de monitoramento de transações, visando a identificação de situações suspeitas, e, para sua maior segurança, envia SMS gratuitamente para diversos tipos de operações. Você também pode contratar o serviço de recebimento de SMS, e escolher sobre que tipo de transações gostaria de ter um maior controle de sua movimentação financeira.
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