Início do conteúdo
Golpe do Falso Presente - Segurança
Como você pode se proteger
- Desconfie de presentes de desconhecidos. Se você receber algum contato pedindo o pagamento de taxa de entrega do suposto “presente”, procure a empresa pelos canais oficiais, para conferir se a promoção é real.
- Não informe a senha do seu cartão para ninguém.
- Mantenha o seu cartão sempre com você, para evitar que ele seja trocado por outro ou que os seus dados sejam copiados.
- Não pague taxas de entrega que você não solicitou.
- Caso a entrega tenha sido solicitada por você, dê preferência ao pagamento da taxa por aproximação com o cartão físico. Se for solicitada senha, não prossiga, pois com certeza o valor será acima de R$ 200,00, que é o limite para pagamento sem senha no Brasil.
- Não aceite realizar pagamentos em maquininhas com visor quebrado ou quando não é possível conferir o valor que está sendo cobrado.
- Não aceite aproximar ou tentar pagar, mesmo valores pequenos, em diversas tentativas ou máquinas diferentes, sob a desculpa de o pagamento não ter funcionado.
- Acompanhe o uso do seu cartão de crédito pelo APP do Banrisul, Opção Cartão de Crédito, Ver Linha do tempo.
- Fazem contato com a vítima no dia do seu aniversário ou qualquer outra data festiva, através de uma ligação telefônica, aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail, informando que ela foi contemplada com um presente de uma determinada empresa.
- Para tornar a abordagem mais convincente, o golpista até informa dados pessoais da vítima.
- Para receber o presente, a vítima terá que pagar uma pequena taxa de entrega, mas terá que ser somente com o cartão de crédito ou débito.
- Ao fazer a entrega, o motoboy simula problemas na hora do pagamento, retira o papel da maquininha, que já vem com a tela quebrada e remendada com adesivo, dificultando a leitura do valor que será cobrado.
- O entregador provoca várias tentativas, fazendo com que a vítima passe o cartão inclusive em mais de uma maquininha, sempre dando uma desculpa.
- Durante as inúmeras tentativas, o golpista realiza operações com valores bem maiores do que o combinado, além de roubar os dados do cartão e a senha da vítima.
O que o Banrisul faz por você
O Banrisul oferece um canal de denúncia. Caso você identifique qualquer ocorrência suspeita, favor notificar o Banrisul no telefone 30036188 ou 08007016888 (fora regiões metropolitanas) ou por meio do SAC Banrisul no telefone 0800 646 1515.