Confira os números de telefone nos materiais oficiais do Banrisul. Criminosos podem informar números de telefone incorretos para praticar golpes.
Faça suas ligações de lugares reservados para que outras pessoas não possam escutar o que você diz ou visualizar sua senha enquanto está digitando-a ao telefone.
Nunca repasse senhas por telefone, pois os atendentes do Banrisul não solicitam que os clientes informem esses dados.
Ao suspeitar da veracidade de alguma ligação recebida, desligue o telefone e entre em contato com o Banrisul através dos números constantes no site do Banco (www.banrisul.com.br). Se isso ocorrer, aguarde alguns minutos antes de ligar para o Banrisul pois, muitas vezes, os golpistas mantêm a sua linha telefônica presa por um tempo.
Todas as vezes que você ligar do seu celular para o Banrifone, certifique-se que ninguém veja os números de sua agência, conta e senhas que aparecem no visor do aparelho. Nunca digite suas senhas em celulares de desconhecidos.
Não utilize aparelhos de outras pessoas, pois seus dados podem ficar armazenados na memória do celular.
Como agem os fraudadores
Tentativa de coleta de informações através da técnica conhecida como engenharia social, onde os fraudadores tentam se passar pelo Banrisul com a intenção de obter as senhas dos clientes, de forma a obter acesso ao canal e efetivar a fraude. Para convencer os clientes, os fraudadores alegam que para receber algum tipo de prêmio/benefício, a senha e/ou outras informações cadastrais devem ser fornecidas.
Outra forma de convencer os clientes é através da solicitação de confirmação de algumas informações cadastrais, que o fraudador já possua, de forma a conseguir outros dados, como a senha.
O que o Banrisul faz por você
Nunca telefona para seus clientes solicitando dados pessoais, números de cartão, dados da conta ou senhas.
Nunca solicita senhas por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outro canal.
Nunca envia links por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens
Utiliza uma URA (Unidade de Resposta Audível) para guiá-lo de forma a encontrar a opção de atendimento mais adequada.
Utiliza mais de uma forma de autenticação no Banrifone.
Analisa as ligações realizadas, de acordo com critérios de segurança pré-definidos pelo Banrisul, e, caso seja necessário, o cliente é contatado pelo Banco para confirmar a tentativa de realização da transação.
Estabelece um limite diário para transações financeiras realizadas no Banrifone.
Adota uma política de monitoramento de transações, visando a identificação de situações suspeitas, e, para sua maior segurança, envia SMS gratuitamente para diversos tipos de operações. Você também pode contratar o serviço de recebimento de SMS, e escolher sobre que tipo de transações gostaria de ter um maior controle de sua movimentação financeira.