Todos os projetos enviados serão avaliados segundo os seguintes critérios:
- Sustentabilidade e Soberania Alimentar: aderência do Projeto às melhores práticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, contemplando a autonomia do processo produtivo pelo grupo beneficiado.
- Adequação técnica e financeira do projeto (área cultivada x sementes solicitadas x número de beneficiados). Em cumprimento às regras do Programa, o Banrisul pode solicitar que sejam informadas e/ou justificadas, a quantidade de sementes solicitadas conforme a área a ser cultivada e se a produção será para consumo próprio e/ou venda do excedente.
- Percepção da Responsabilidade Social do Banrisul: conhecimento da função social do Banrisul pelo público, proporcionada pelas ações de comunicação compreendidas no escopo do projeto, marcando seu posicionamento junto à sociedade ou segmentos específicos de públicos, a curto, médio e longo prazos.
- Relacionamento: serão avaliados o relacionamento comercial do solicitante com o Banrisul e o potencial do projeto para prospectar novos negócios.
- Geração de Renda e Educação Financeira: Além da produção de alimento para consumo, a colheita excedente deve servir para complemento da renda familiar por meio da comercialização e venda.