Banrifone - Segurança

Como você pode se proteger

  • Confira os números de telefone nos materiais oficiais do Banrisul. Criminosos podem informar números de telefone incorretos para praticar golpes.
  • Faça suas ligações de lugares reservados para que outras pessoas não possam escutar o que você diz ou visualizar sua senha enquanto está digitando-a ao telefone.
  • Nunca repasse senhas por telefone, pois os atendentes do Banrisul não solicitam que os clientes informem esses dados.
  • Ao suspeitar da veracidade de alguma ligação recebida, desligue o telefone e entre em contato com o Banrisul através dos números constantes no site do Banco (www.banrisul.com.br). Se isso ocorrer, aguarde alguns minutos antes de ligar para o Banrisul pois, muitas vezes, os golpistas mantêm a sua linha telefônica presa por um tempo.
  • Todas as vezes que você ligar do seu celular para o Banrifone, certifique-se que ninguém veja os números de sua agência, conta e senhas que aparecem no visor do aparelho. Nunca digite suas senhas em celulares de desconhecidos.
  • Não utilize aparelhos de outras pessoas, pois seus dados podem ficar armazenados na memória do celular.

Como agem os fraudadores

  • Tentativa de coleta de informações através da técnica conhecida como engenharia social, onde os fraudadores tentam se passar pelo Banrisul com a intenção de obter as senhas dos clientes, de forma a obter acesso ao canal e efetivar a fraude. Para convencer os clientes, os fraudadores alegam que para receber algum tipo de prêmio/benefício, a senha e/ou outras informações cadastrais devem ser fornecidas.
  • Outra forma de convencer os clientes é através da solicitação de confirmação de algumas informações cadastrais, que o fraudador já possua, de forma a conseguir outros dados, como a senha.

O que o Banrisul faz por você

  • Nunca telefona para seus clientes solicitando dados pessoais, números de cartão, dados da conta ou senhas.
  • Nunca solicita senhas por telefone, e-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outro canal.
  • Nunca envia links por SMS, e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens
  • Utiliza uma URA (Unidade de Resposta Audível) para guiá-lo de forma a encontrar a opção de atendimento mais adequada.
  • Utiliza mais de uma forma de autenticação no Banrifone.
  • Analisa as ligações realizadas, de acordo com critérios de segurança pré-definidos pelo Banrisul, e, caso seja necessário, o cliente é contatado pelo Banco para confirmar a tentativa de realização da transação.
  • Estabelece um limite diário para transações financeiras realizadas no Banrifone.
  • Adota uma política de monitoramento de transações, visando a identificação de situações suspeitas, e, para sua maior segurança, envia SMS gratuitamente para diversos tipos de operações. Você também pode contratar o serviço de recebimento de SMS, e escolher sobre que tipo de transações gostaria de ter um maior controle de sua movimentação financeira.